Notícias

18/10/2016

CNJ divulga relatório Justiça em Números com panorama do Judiciário brasileiro

Nesta segunda-feira, 17/10, o Conselho Nacional de Justiça divulgou o relatório Justiça em Números 2016 (ano-base 2015). A pesquisa, divulgada anualmente desde 2004, é a principal fonte estatística sobre o Judiciário brasileiro, com número de processos, produtividade de magistrados e servidores, valores gastos pelo Judiciário, além de informações detalhadas por ramo de Justiça, por tribunal e por instância judicial.

Dentre as informações contidas no relatório, apresentado na 2ª Reunião Preparatória para o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, está que o total de processos que tramitaram no Judiciário no ano passado, excluindo aqueles que estavam no Supremo Tribunal Federal, chegou a 102 milhões.

Além disso, pela primeira vez, a Justiça brasileira recebeu mais processos novos em meio virtual do que novas ações judiciais propostas em papel. Em 2015, dos cerca de 27 milhões de processos novos, 55,7% foram por meio eletrônico. Na Justiça do Trabalho, 77,1% dos processos apresentados aos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e nas varas trabalhistas em 2015 eram virtuais. No Tribunal Superior do Trabalho (TST) e no Tribunal Regional da 13ª Região (Paraíba), todos os processos novos foram submetidos virtualmente.

Confira o Relatório Justiça em Números 2016

Assessoria

voltar

Home Ações Área Restrita Contato

Voltar ao topo