Notícias

13/06/2013

Presidente do TSE apresenta sistema eleitoral brasileiro à Comissão de Veneza

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está em Veneza, na Itália, onde participa da 95ª Sessão Plenária da Comissão Europeia para a Democracia pelo Direito, mais conhecida como Comissão de Veneza. Na manhã desta quinta-feira (13), ela apresentou o sistema eleitoral brasileiro aos membros do Bureau para Democracia Eleitoral.

A presidente do TSE fez uma demonstração do funcionamento da urna eletrônica e explicou a logística das eleições em nosso país. Também falou sobre os números da Justiça Eleitoral, como quantidade de eleitores, urnas e locais de votação, causando impacto nos participantes, uma vez que os europeus ainda discutem temas sobre como controlar o voto e evitar fraudes no processo eleitoral.

A Justiça Eleitoral brasileira é exemplo para diversos países que se debruçam para garantir que as eleições sejam um processo democrático consolidado em todo o mundo. Após a apresentação da ministra, diversos membros manifestaram interesse imediato em conhecer mais sobre as eleições brasileiras, o que foi acolhido como sinal da compreensão da importância que o Brasil obtém nesta área.

A Comissão de Veneza hoje conta com 59 membros, após a recente entrada dos Estados Unidos em sua composição, além de membros associados e observadores. Seu principal objeto é o estudo e a deliberação de assuntos relacionados ao desenvolvimento da justiça constitucional.

Na condição de membro da comissão, a ministra Cármen Lúcia participa do 45º Encontro do Conselho para Eleições Democráticas, que ocorre nesta quinta-feira. Na sexta-feira (14) e no sábado ela participa da Sessão Plenária e, ainda no sábado, deve fazer pronunciamento na sessão que tratará da cooperação para a América Latina.

 

Fonte: TSE

voltar

Home Ações Área Restrita Contato

Voltar ao topo